Datos personales

Mi foto
Pelotas, Región de la Pampa, Brazil
Yo soy como las gentes que a mi tierra vinieron - soy de la raza mora, vieja amiga del sol -, que todo lo ganaron y todo lo perdieron. Tengo el alma de nardo del árabe español. Manuel Machado.

sábado, 5 de diciembre de 2009

A história de Braga III


Em tempos do rei Leovigildo (585), o Reino dos Suevos foi conquistado pelos Visigodos, que o dominaram durante mais de três séculos, embora lhe concedessem ampla autonomia. Foi governado por duques e algumas vezes por reis, os quais tinham a sua residência ora em Braga ora em Tuy. No período do domínio godo, desde 656, foi bispo de Braga S. Frutuoso, eloquente orador sacro e fundador de numerosos mosteiros em Portugal e Galiza.

No ano de 716, os muçulmanos conquistaram a cidade, mas o o seu domínio foi efémero. Afonso I das Asturias reconquistou Braga em 739.

A região ficou, porém, muito despovoada e só veio a ser definitivamente ocupada a partir de 877, durante o reinado de Afonso III das Astúrias, após a vitória deste rei sobre os sarracenos. Não obstante, perto do fim do século XI é que Braga entrará na posse constante dos cristãos. A sua restauração será fruto da acção em,penhada da Igreja, através do grande bispo D. Pedro (1070 - 1093), a quem também se ficou a dever a sagração da actual Sé e a primeira Escola Catedralícia de que há memória em Portugal.

Fonte: Revista Braga, editora Caminhos Romanos, 2008.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

 
Locations of Site Visitors