Datos personales

Mi foto
Pelotas, Región de la Pampa, Brazil
Yo soy como las gentes que a mi tierra vinieron - soy de la raza mora, vieja amiga del sol -, que todo lo ganaron y todo lo perdieron. Tengo el alma de nardo del árabe español. Manuel Machado.

viernes, 4 de diciembre de 2009

A região de Braga


Situada no coração da fértil província do Entre Douro e Minho, Braga é a cabeça de um conselho densamente povoado, com cerca de 174 mil habitantes. O conjunto montanhoso construído pelas Serras do Carvalho (479m) e dos Picos (566m), pelo Monte do Sameiro (572m) e pelo Monte de Santa Marta (562), emoldura vigorosamente, a Leste e a Sul, esta região. A parte Norte inclina-se suavemente para o rio Cávado, entre elevações cobertas de arvoredo e generosas veigas prodigamente irrigadas. O conselho de Braga é atravessado pelo rio Este, que nasce entre as Serras do Carvalho e dos Picos e vai morrer no Ave, perto da Vila do Conde.

O alto índice de humidade e a fertilidade do solo explicam a elevada densidade populacional desta região. Por toda a parte e apesar da profunda crise que atravessa a agricultura portuguesa a terra é ainda amanhada. A economia local hoje muito orientada para a indústria e os serviços, ainda tem uma forte componente agrícola, através da cultura dos cereais, dos legumes, do vinho, ou da criação de gado. As videiras surgem ao longo do caminho formando verdadeiros túneis de folhagem. São as chamadas "latadas ou ramadas". Ao redor dos campos crescem também as uveiras de enforcado graciosamente entrançadas nas árvores. Noutros sítios, modernas vinhas vão substituindo estas formas mais tradicionais. As serranias minhotas, dispostas perpendicularmente em relação à orla marítima, e quase sempre cobertas de florestas, erguem aos céus os seus picos rochosos. As numerosas nascentes de água, os pitorescos regatos e os rios caudalosos, bem como a exuberância da vegetação e a variedade das paisagens, cativam a atenção de todos que percorrem esta região acolhedora sob um céu profundamente azul que sempre inspirou e encantou os escritores e poetas.

Fonte: texto extraído da Revista Braga, editora Caminhos Romanos

No hay comentarios:

Publicar un comentario

 
Locations of Site Visitors